Adubação biológica

Dolf Comunicação
Nov 28, 2024Por Dolf Comunicação

O Projeto Startup também tem como objetivo estudar o uso de insumos biológicos na agricultura, sendo assim iniciamos um trabalho com um NPK biológico em uma parceria com uma empresa e desde agosto de 2024 começamos produzir o Bokashi, um adubo orgânico natural, feito a partir da fermentação de materiais orgânicos. São solubilizadores dos nutrientes presentes no solo e melhora as características físicas, químicas e biológicas. Pode substituir parcialmente ou totalmente a adubação química, sendo uma alternativa mais sustentável. E a ideia central do trabalho é implementar uma biofábrica contínua na unidade escolar, oferecendo adubação biológica para as culturas agrícolas da UE e disseminar a ideia a produtores rurais da região.

Estamos realizando a produção do Bokashi desde a coleta de microrganismos na APP da unidade escolar até a produção final do mesmo. Já estamos implementando testes a campo em culturas agrícolas, como hortaliças. Os alunos do química participam também do trabalho na visualização (no microscópio óptico) dos microrganismos presentes, com intuito de melhorar a qualidade desse adubo orgânico.

Para este ano sera plantada a cultura milho com objetivo de realizar uma experimentação científica comparando o Bokashi, o NPK biológico fornecido pela empresa parceira e o adubo químico.

O sucesso do projeto, parte é da parceria que realizamos com um agricultor produtor conceituado de hortaliças na região, sua colaboração nos ajudou e muito para o desenvolvimento do trabalho, pois ele já desenvolve o bokashi, tendo muita experiência a nos passar que agregou muito para os alunos e todo o Projeto.