Bioinsumos

Estamos focadas em criar um planejamento de controle otimizado que equilibre custo e benefício, visando a máxima eficiência. Também estamos comprometidos em usar produtos biológicos para promover práticas ambientalmente responsáveis.

Bokashi

O Projeto Startup também tem como objetivo estudar o uso de insumos biológicos na agricultura, sendo assim iniciamos um trabalho com um NPK biológico em uma parceria com uma empresa e desde agosto de 2024 começamos produzir o Bokashi, um adubo orgânico natural, feito a partir da fermentação de materiais orgânicos. São solubilizadores dos nutrientes presentes no solo e melhora as características físicas, químicas e biológicas. Pode substituir parcialmente ou totalmente a adubação química, sendo uma alternativa mais sustentável. E a ideia central do trabalho é implementar uma biofábrica contínua na unidade escolar, oferecendo adubação biológica para as culturas agrícolas da UE e disseminar a ideia a produtores rurais da região.
Estamos realizando a produção do Bokashi desde a coleta de microrganismos na APP da unidade escolar até a produção final do mesmo. Já estamos implementando testes a campo em culturas agrícolas, como hortaliças. Os alunos do química participam também do trabalho na visualização (no microscópio óptico) dos microrganismos presentes, com intuito de melhorar a qualidade desse adubo orgânico.

Para este ano sera plantada a cultura milho com objetivo de realizar uma experimentação científica comparando o Bokashi, o NPK biológico fornecido pela empresa parceira e o adubo químico.

O sucesso do projeto, parte é da parceria que realizamos com um agricultor produtor conceituado de hortaliças na região, sua colaboração nos ajudou e muito para o desenvolvimento do trabalho, pois ele já desenvolve o bokashi, tendo muita experiência a nos passar que agregou muito para os alunos e todo o Projeto.

Biodigestor

Dando continuidade ao trabalho de adubação biológica, iniciamos a construção de um biodigestor caseiro, como uma ação socio-ambiental, para reduzir o acúmulo de resíduos excedidos da cozinha da escola, na decomposição e transformação em um adubo orgânico natural rico em nutrientes, além de gerar o biogás, que pode ser utilizado como energia limpa de maneira eficiente e ecológica. 
Anulando o uso de componentes químicos na produção de culturas agrícolas, total ou parcialmente.

A ideia do projeto se baseia na continuidade do trabalho, iniciado como um TCC, em que os alunos persistam adicionando matéria orgânica ao biodigestor e realizando aplicações do produto dessa decomposição na horta sem uso de insumos químicos já existente na unidade escolar, trazendo mais sustentabilidade e autonomia, visto que os estudantes executarão todas as etapas, desde a coleta das sobras alimentares não cítricas até a adubação.

Atualmente, está sendo desenvolvido o teste deste adubo na cultura de rúcula (eruca sativa), avaliando crescimento foliar em comparação com insumos químicos e biológicos do mercado.

Arbolina

O projeto Startup, realizou um experimento em parceria com o professor de TCC com o milho que visa estudar a Arbolina, que é um bioestimulante nanotecnológico, desenvolvido por pesquisadores brasileiros, que visa melhorar o desenvolvimento e a resistência de plantas a condições adversas como a seca. Ele atua como um sinalizador fisiológico, otimizando o metabolismo e a eficiência fotossintética das plantas. Nós, do projeto conseguimos o produto em parceria com um agricultor e fizemos todo o delineamento experimental.

NPK Biologico

Os nutrientes NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) desempenham um papel fundamental no crescimento das plantas, e a forma como esses nutrientes são fornecidos na agricultura pode ter um impacto significativo na produtividade e na sustentabilidade. Os NPK biológicos, que são obtidos a partir de fontes orgânicas e processos naturais, têm várias importâncias na agricultura:

Sustentabilidade, Melhoria da Estrutura do Solo, Fertilização de Liberação Lenta, Promoção da Vida Microbiana, Menos Impacto Ambiental, Saúde e Segurança Alimentar.

Em resumo, o uso de nutrientes NPK biológicos na agricultura pode promover práticas agrícolas mais sustentáveis, melhorar a saúde do solo e reduzir o impacto ambiental, ao mesmo tempo em que contribui para a produção de alimentos de melhor qualidade.

Nós dos Boinsumos estamos desenvolvendo Experimentos cientificos com NPK-biológico.

Button
Tractor with high wheels is making fertilizer on young wheat. The use of finely dispersed spray chemicals. Tractor on the sunset background.